ENTREVISTA AO PILOTO JORGE SIMÕES | CAMPEONATO NACIONAL ELÉTRICOS 1/10 PISTA

CAMPEONATO NACIONAL DE ELÉCTRICOS | ESCALA 1/10 PISTA
Entrevista ao piloto Jorge Simões

Após a terceira ronda do Campeonato Nacional de Elétricos Escala 1/10 Pista (calendário da FEPRA – Federação Portuguesa de Radiomodelismo Automóvel) realizada na pista do CRAFF – Clube de Radiomodelismo da Figueira da Foz, que fica localizada em Maiorca, junto ao parque de merendas, conversámos com Jorge Simões, a quem agradecemos a entrevista e desejamos um excelente resto de época.

O piloto da AAC – Associação Académica de Coimbra – Secção de Radiomodelismo (AAC) terminou a prova de Maiorca na 5.ª posição e ocupa o 4.º lugar (130 pontos) na classificação do Campeonato, logo depois do Top 3: Hugo Miguel, Frédéric Santos e de Nuno Durães.

Jorge Simões à semelhança dos companheiros de classificação é um piloto com bastante prática. Na presente época o jovem, natural de Lisboa, mas residente em Condeixa (Coimbra) tem-se batido pelos lugares do pódio, e continua na luta. Não esmorece já que ainda é necessário cumprir mais duas provas para terminar o Campeonato, além da Taça de Portugal, a disputar em Lisboa. Revela que está suficientemente motivado para conseguir chegar ao lugar mais alto da classificação. Na conversa que teve com Tablier.PT Jorge Simões, recorda como começou a interessar-se por este hobby e como esse gosto tem evoluído. Fala da competitividade que se respira este ano no Campeonato, das “horas” que passa a menos com a Família e aponta ainda os seus ídolos no mundo automóvel, quer no RC, quer no Automobilismo.

Tablier Magazine: Há quanto tempo te ‘morde’ o ‘bichinho’ da competição? Há alguma história relacionada com a tua descoberta do rádio modelismo? Lembras-te, por exemplo, do que te trouxe para as ‘corridas’?

Penso que a minha primeira licença desportiva é de 2002, já tinha alguma experiência com carros telecomandados mas foi quando conheci o Rúben Francisco e o Francisco Henriques (na altura o Francisco tinha uma loja em Coimbra e o Rúben era seu empregado) que me convidaram a ir assistir a uma prova deles em Lisboa. Fui logo mordido pelo bicho e penso que nunca mais consegui deixar de pensar nesta modalidade.

TM: Corres na escala 1/10, em pista e com um modelo de turismo – esta é a tua preferência por algum motivo especial? Participas noutras competições, esperas vir a participar, começaste mesmo por esta – gostávamos que nos contasses o teu trajeto em termos de competição.

Esta é sem dúvida a minha escala preferida, não consigo explicar ao certo mas as outras escalas não me atraem, apesar disso, como com a maioria dos pilotos, comecei com um carro a combustão e cheguei até a fazer provas noutras escalas sem nunca deixar os carros de turismo elétricos. Já fui campeão nacional e penso ter ganho a Taça de Portugal umas duas vezes, de resto nada de especial.

TM: Indica-nos qual o equipamento da tua preferência para competir? Qual a tua escolha de chassis, motorização, comando, se tens aspirações neste campo, enfim tudo o que achares relevante – sem revelares os teus truques.

Como lojista e representante de algumas marcas, uso apenas quase na exclusividade as marcas que vendo, ou seja, VBC Racing e ORCA.

TM: Impressões do teu ‘setup’ para este ano? Depois da 3.ª prova pensas que já tens a plataforma estabilizada e no máximo rendimento ou ainda há muito espaço para evoluir?

Acho que há sempre espaço para evoluir e aprender, eu pelo menos aprendo sempre, mas penso que o carro neste momento está competitivo.

TM: Após a prova realizada em Maiorca estás em 4.º lugar no campeonato. Qual é a tua expectativa para o que ainda falta?

Não tenho tido muita sorte (ou jeito) este ano com as finais, uma vez que, qualifiquei-me em 1.º, 2.º, 2.º respetivamente em cada prova e terminei em 1.º, 7.º, 5.º. Ao começar 2018 vinha com um registo desde 2015 de 11 corridas terminando no pódio em 9 delas, este ano vou em 3 provas terminando apenas 1 no pódio, não está animador mas como disse várias vezes são pequenos detalhes este ano que vão ditar os vencedores e eu estou na luta, ou pelo menos tenho estado, por isso só posso estar satisfeito e continuar a dar o meu melhor.

TM: “O nível de competitividade está muito elevado” – é recorrente ouvir esta frase nos meandros das boxes. Qual é a tua opinião?

O nível de competitividade está bastante equilibrado e nivelado por cima. Todos estão a dar um bom espetáculo para quem assiste e para quem corre e isso é bom para os pilotos, organizações e assistentes.

TM: Já alertámos o público em geral para a possibilidade de assistir a este tipo de eventos, sem custos. Na tua opinião o que poderia ser feito para dinamizar uma maior afluência?

Vocês estão a fazer um trabalho de promoção fantástico e penso que estamos todos gratos pelo vosso trabalho mas, acho que deveríamos levar esta competição às pessoas em vez de as tentarmos chamar até nós. Em Inglaterra é muito recorrente no Inverno fazerem corridas de promoção em Shopping’s ou grandes feiras de automóveis por exemplo.

TM: Este passatempo contribui para o teu bem-estar ou, com a competição, sentes que é mais uma forma de ‘stress’? Consegues conciliar os treinos e as corridas com a componente familiar e profissional? Recomendas esta actividade a quem nos lê?

Quando estou nas corridas ou treinos não penso em mais nada e isso ajuda a limpar a mente, mas não é fácil de conjugar com a vida familiar uma vez que isto é um hobby e acontece em horas de lazer que habitualmente são preenchidas com a família. Tem de se arranjar um compromisso saudável. Para os amantes do automobilismo de competição acho que esta é uma boa forma de sentirem um pouco da adrenalina da competição verdadeira e por isso recomendo vivamente a que experimentem, mas peçam ajuda a alguém.

TM: Quem é o teu ídolo no RC? E no automobilismo?

RC sem dúvida que o Atsushi Hara e no Automobilismo que sem dúvida Ayrton Senna.

O ENTREVISTADO NUM MINUTO

Nome: Jorge Simões
Idade: 37
Naturalidade: Lisboa
Reside: Condeixa-a-Nova
Preferências pessoais
Hobby: RC
Livro: “A lua de Joana”
Disco/músico: Dave Mathews Band
Filme: “Moulin Rouge”
Comida/Prato: Estufado de Tofú
Praia: Praia Verde
País: Portugal
Férias: Tailândia
Viagem que gostava de fazer: Yatabe Arena, meca do RC mundial
O que o inspira: a minha filha.

#TablierMagazine

Para mais informações sobre as provas deste campeonato consulte a página da FEPRA onde pode encontrar esclarecimentos sobre os clubes organizadores: Clube RAC/CRB – Clube de Rádio Modelismo de Benfica, RAC – Clube Radiomodelismo São Domingos de Ranas; AAC – Associação Académica de Coimbra – Secção de Radiomodelismo; CRAFF – Clube de Radiomodelismo da Figueira da Foz; ARMAIA – Associação Recreativa de Modelismo da Maia; ACRP – Clube Radiomodelista do Porto.

A próxima prova realiza-se nos dias 7 e 8 de julho – pista de Vilar de Luz, Maia (clube anfitrião ARMAIA – Associação Recreativa de Modelismo da Maia).

Outras Entrevistas:
Hugo Miguel (aceda aqui), Frédéric Santos (aceda aqui), Nuno Durães (aceda aqui), José Fernando Cordeiro (aceda aqui).

Related posts